EOI MIAJADAS

Caros alunos, por favor, contem o que é que vão fazer na próxima Páscoa (evidentemente, em português). Trata-se de uma atividade de expressão escrita mas, desta vez, por aqui.
Obrigada!

23 comentarios:

Anónimo dijo...

PÁSCOA

Não sei ainda o que vou fazer na próxima Páscoa pois infelizmente tenho problemas familiares importantes, e acho que não vou poder sair, mas se eu sei o que gostaria de fazer.
Eu gostava de passar os dias prévios desde a sexta feira anterior a Semana Santa, e dizer, desde o dia dezoito de março até o dia vinte e três, em Portugal na zona de Peniche, nomeadamente para descansar. Fazia-me ilusão apanhar sol, adoro apanhar sol, ou ler um livro em português nas pedras de Consolação onde não faz vento porque o lugar está resguardado do ar, sem ter nenhuma preocupação, sem mais nada que pensar, mas se o tempo não estava ótimo para isso, eu ia passear á beira do mar, ou fazer caminhadas e chegar até a casa Cinzenta de São Bernardino que tem un miradouro muito lindo e umas vistas impressionantes, ou pelos arredores da praia de Baleal na ilha, ou inclusive tocar viola e sair tomar algumas cervejas no quiosque da praia, ou jantar num restaurante com os meus amigos.
Mas queria ficar na minha cidade a partir de Quinta Santa e até a segunda feria depois de Páscoa.
Minha filha chega a passar ferias a minha casa na quarta de S. Santa à noite. São poucas as vezes que podemos estar juntas por causa do trabalho dela, seu trabalho e sua morada ficam longe da nossa cidade. Embora quando ela está aqui em Miajadas, sai muito com os seus amigos, eu gosto de ficar com ela todos os momentos que tem livres.
Não tenho interesse de sair a noite, nem sou praticante dos Santos ofícios cristãos ou religiosos mas me agrada ver as procissões, a religiosidade da gente, o ambiente e a convivência entre as pessoas...
Sim gosto muito da segunda feira depois de Páscoa, há uma romaria perto a uns oito quilómetros de Miajadas, ali terminamos estas festas os Miajadeños. O lugar do encontro nomeasse O SANTO, na ermita de São Bartolomé. O dia ante ontem da romaria, muitos jovens tem costume de passar lá a noite, bebendo e dançando, dormem em tendas de campismo. Na explanada da ermita há muitas atrações para toda a gente e quiosques de cervejas e petiscos. Logo à hora do almoço as pessoas vão até as habitações do campo e tem a convivência com a suas famílias e os seus amigos.
Come-se cordeiro, muitas outras coisas ricas e boas e também um doce típico chamado “EMPANADA” recheio de doce de abóbora.
Gostaria de que os meus desejos se cumpleram, e poder passar estas festas com a minha familia, já na última viagem que fiz a Potugal trouxe amêndoas de cores e ovos de doce para festejarmos Páscoa, aquí não costumamos comer essas guloseimas.
Àngela Franco

Unknown dijo...

Obrigada, Ángela.

Anónimo dijo...

Na proxima Páscoa mal vou poder descansar. Tenho que trabalhar na segunda, terça, quarta, sábado e domingo. Somente descanso na quinta e sexta-feira. Nestes dois dias voi estar pelo povo. Vou sair com os meus amigos para almoçar ou jantar. Quero estar com os meus amigos que vivem fora e vêm a passar estes días e se pode ser, fazer alguma caminhada pela zona. Gostaria de poder ir à praia nesta Pascoa para tomar banho, apañhar sol, comer peixes e helados, sair á nóite, etc. mas desta vez não vai poder ser
O especial destes dias são as procissões. As ruas estão cheias de pessoas que gostan dessas tradiciçoes. Eu não gosto de participar delas nem saio ver as.
No dia 28 de abril celebra-se a romeria. Todas as pessoas vão passar o dia ao campo com os amigos e as famílias. É um dia de festa e convivencia. Neste dia não trabalho asi que quero aproveitar para passar um dia de campo com os meus amigos. Oxalá faça bom tempo
Virginio

Unknown dijo...

Obrigada, Virginio. Já estão corrigidas tanto a tua redação como a da Ángela. Beijinhos.

Anónimo dijo...

Ainda não sei o que vou fazer amanhá como para saber que vou fazer na próxima Páscoa. Mais acho que vou sair com a minha mota na quinta ou sexta-feira. No fim de semana prefiro descansar, ir ao cinema e acho que vou almoçar em algum restaurante de Portugal.

Também quero aproveitar para estudar algo de Português, embora também vou dejar tempo para não fazer nada. No momento eu não lembro de mais nada. Um beijo a todos e feliz Páscoa.

Cumprimentos.

Anónimo dijo...

Na Páscoa eu fico siempre em Escurial: eu venho desde há muitos anos e, agora que vivo aqui, eu fico também. Além disso, a minha família vai vir de Madrid para passar uns dias na minha casa (o meu pai gosta muito de vir para apanhar espargos)

Nós vamos ir às procissões, porque o meu marido gosta muito delas.
Mas tambén gostamos muito de sair com os nossos amigos; assim que, depois das procissões, vamos ir aos bares com eles.

Na primeira-feira (dia que nós chamamos "Lunes de Páscoa), quase toda a gente da vila vai de romaria e passamos o dia no campo: comemos y bebemos todos juntos, há uma missa na ermida e depois há uma corrida de cavalos.
Eu acho que este é o melhor dia da Páscoa porque é uma gran festa: todos estão contentes, dançam, etc.

Em geral, eu gosto muito de ficar em Escurial na Páscoa porque vem muita gente que vive fora da vila no resto do ano e posso reencontrame com eles.

Mª Inés

Unknown dijo...

Imagino que, pelo assunto da mota, serás o Víctor 😂😂. Obrigada.

Unknown dijo...

Obrigada, Inés.

Anónimo dijo...

O QUE VOU FAZER NA PRÓXIMA PÁSCOA
Eu estou a decidir entre ir para as Bahamas
ou ficar debaixo da cama;
de qualquer maneira eu quero fugir até a próxima Páscoa, a de 2017, para ver se então podemos parar de falar sobre o Governo,
e do inferno.
O problema é que para a primeira solução não tenho dinheiro e para a segunda não vou ter paciência;
então eu vou me comprar um terno
de nazareno e fazer penitência
durante a semana.
Isso não aconteceu no ano passado,
porque quando não há eleições os políticos dormem ... na melhor das hipóteses
e se eles vão dormir de novo e eu estou debaixo da cama,
a solução é pior, eu não gostarei de nada.

JOAQUÍN.

Anónimo dijo...

A Páscoa vai ser para mim uma oportunidade para desfrutar de uns dias de descanso e recarregar baterias até às férias de Verão.
Neste momento eu não tenho planos, ainda eu tenho tempo. Normalmente eu deixo tudo para a última hora. E como ela está quase aí, para a próxima segunda o terça-feira vou te de decidir.
Como a Mabel se empenha em perguntar… seguramente eu passarei a minha Páscoa, em família, na casa de os meus pais em Jaraíz de la Vera e com uma mesa sempre posta onde não faltarão amêndoas e chocolate (típico português)
Nestes dias haverá muitas procissões e muitas cerimónias: a procissão da Paixão de Cristo, a Última Ceia com a Instituição de Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Dores, Domingo da Ressurreição… (Obrigado, Wikipédia). Já contarei se o meu corpo vai a alguma.
António

Anónimo dijo...

Incorreto: na casa de os meus pais
Correto: na casa dos meus pais
António

Miguel Ángel Tato Salgado dijo...

Na próxima feria de Páscoa, eu vou fazer uma viagem ao Alentejo. Eu vou com meus amigos e vão visitar na sexta feira, o primeiro día, Evora. Ali vamos visitar de manhã as Termas Romanas na Câmara Municipal, a Sé, o Templo Romano. Á meio día vamos comer uns petiscos e as refreiçaos, num restaurante perto da plaça, ali vamos probar os queijos curados, azeitoas,vinho alentejano, presunto, açorda à Alentejana, prato de caça e para sobremesa un apetitoso Molotof e bolo de mel; depois, á tarde vamos visitar a Capela dos Ossos e para terminar um passeio por o Aqueduto da Aqua e as Muralhas de Evora. No sábado vamos visitar o Castelo da aldeia de Montemor-o-Novo e tambem o Castelos da vila de Arraiolos, ali podemos ver o Convento e os fabulosos tapetes de Arraiolos, de volta fazemos parada na aldeia de Estremoz alí tomamos algumos petiscos e pratos típicos da zona e voltamos para minha ciudade. Acho que vou passar uma boa viagem. E para terminar a segunda celebra-se a Romería de Pascou, un formidável dia para passar nu campo com amigos.

Anónimo dijo...

Olá caros amigos! Eu vou dizer-lhes o que costumo fazer nestes próximos dias de festa.
Em Páscoa, as temperaturas no nosso país não são muitos agradáveis, então, eu sempre fico fora, porque gosto imenso da praia, eu adoro ir à praia, quando não posso ir à praia não fico contente. Alí eu costumo fazer mergulho, costumo praticar desportos aquáticos, costumo passear pela areia, costumo sair à noite e muito mais.
Os meus países preferidos para ficar em Páscoa são os países do Caribe. No ano passado, estive na República Dominicana, mas neste ano vou passar as festas em Cuba, eu não conheço Cuba e acho que pode ser um país muito interessante.
Os anos que não estou a trabalhar e não tenho dinheiro, não posso sair fora da Espanha, então eu fico na minha aldeia com os meus pais e os meus colegas. Acho que também é uma ótima ideia passar festas alí, mas prefiro voar ao outro lado do Atlântico, onde as àguas são transparentes e as pessoas muito simpáticas.
O Joaquín, você pode vir comigo, eu vou ficar muito perto das Bahamas.

Paco Miranda

Unknown dijo...

Na próxima páscoa tenho muitas coisas que fazer. Primeiro tenho que terminar de limpar a minha casa nova e depois tenho de mudar todas as coisas do apartamento à casa nova.
Depois a procissões e as ruas estão cheias de perssoas que gostam muito delas. Eu sou crente, mas não pratico.
Tambem no dia 28 de abril (Em Espanha chama-se Lunes de Pascua) celebra-se a romeria onde juntamo-nos todos os amigos e a família para passar um dia de campo e comer um pequeno almoço.
Gostaria de fazer muitas coisas mais mas não tenho mais tempo.
Um beijo
Danel

Anónimo dijo...

Na próxima Páscoa vou ficar en Miajadas porque a minha filha vai vir uns días a passar ferias, tambén vêm o seu namorado e os país dele. Como é a primeira vez que eles visitam a nossa casa não conhecem nada desta zona e é por esso que temos programadas varias excurÇões a Mérida, Cáceres, etc. por serem lugares com grande interesse turístico-cultural e acho que vão gostar muito deles.
Tambén passaremos un dia em o nosso campo pois agora,nesta época, ja há flores, tudo esta verde e luce muito lindo, eu acredito que vão apaixonar-se por nossa terra porque eles são amantes da natureza.
Portanto, espero pasar uns días muitos agradáveis na sua compañía e sobretudo gozar de minha filha.
Boas ferias. Inma.

Anónimo dijo...

Na próxima Páscoa eu vou com a minha familia para o Algarve, a Vilamoura. Fica no Sul de Portugal e é muito tranquilo.
Nós vamos num apartamento perto da praia. Vamos descansar e fazer caminhadas pela praia. Também se há bom tempo gosto de apanhar sol.
No fim de semana vamos comer ao restaurante uma cataplana, típica do Algarve.
SONIA

Unknown dijo...

Na próxima páscoa vou a ficar em Miajadas, tenho muitos pocuso dias de férias porque eu tenho curso de empregado de mesa.
Em Miajadas, às Páscoas celebra-se com às procissãos no quinta e sexta feira, onde vão tudas as persoas a ver a procissão.
A senguda feira, celebra-se a Páscoa, chamada "Segunda feira da Páscoa", Onde as persoas vão à Ermita de San Bartolome a 5 km de Miajadas. O Domingo anterior os jovem passam toda à noite o dia seguinte. Também nos dias da Páscoa preparam-se doce como a Torrija.

Noelia

Flor Cuadrado dijo...

Normalmente, na feiras da Páscua vamos pasar cinco dias á Praia mais próxima, que fica perto no Algarve. Alí vamos fazer campismo tuda a mina familia, gostamos imenso da Praia e da natureza. Por un lado, gozamos da paz e tranquilidade y por otro, reunimo-nos toda a familia uns dias de barulho.
Mas na próxima Páscua vamos viajar para Londres dado que o meu filho, Carlos, fica alí, neste momento ele travalha todas as ferias da Páscua por isso não pode ir ao Algarve connosco.
Temos a ideia de vistar o Museu Británico, a Torre de Londres, A Abadia de Whesmister e a Sé de São Paulo. Tambem uma viagem de barco pelo Támesis até Etom, com parada em Greenwich e finalmente vamos ver concerto ao Royal Albert Hall.
Eu tenho muitas saudades de meu filho y desejo que passemos umas boas ainda que diferentes ferias da Páscua.
Feliz Páscoa á todos.

Anónimo dijo...

O que é que vou fazer na próxima Páscoa?

Eu só sei o que não vou fazer e o que gostaría fazer.

Não vou ir às procissões que celebram-se na nossa terra e que atrai tanta gente para ver passar as imagens que representam a morte de Jesús de Nazaret e a dor da sua mãe. Não gosto delas por que a gente, em general, idolatra não tanto ao que as imagens querem representar sino à propria imagen. “O Cristo de Medinaceli e mais milagroso que o Cristo dos Faroles” ou “a Vigen del Rocío es mais bonita que a de Begoña ou a da Almudena…”

Acho que muitas pessoas não concordam com a minha opinião. Eu respeito todas as crenças.

O que coisa gostaria fazer? Voltar à cidade que fícame apaixonado: Lisboa! A última vez que eu fui fiquei no hotel Marqués de Pombal (costumamos ir ali). Tem umas vistas muito belas da praça do mesmo nome e fica perto do centro da cidade.

Quando cheguei fui a pé, dando um passeio pela Avenida da Liberdade, até a borda do rio Tejo, perto ali da sua foz. Visitei a Praça do Comércio e sobretodo a Baixa Pombalina com as suas ruas paralelas e os típicos elétricos amarelos.

Este é o local que sofreu o pior do terramoto do ano 1755. Foi destruiu na sua totalidade e onde muitas pessoas morreram. O Marqués de Pombal reconstruiu a zona, mas acho que ele não pôs nenhum tijolo.

Perto, no Bairro Alto, ficam as ruinas do Convento do Carmo bastante bem preservadas, testemunho mudo do horror do terramoto.

Outro dia seguirei o relato da minha visita à cidade da que estou morto de vontade de voltar.

Carlos.

Anónimo dijo...

Nesta Páscoa eu tenho organizada uma viagem incrível.
No entanto, não tudo foi fácil.
Primero nós tínhamos dúvidas onde ir e não concordávamos com o destino. Uns queriam praia e outros montanha, uns queriam repousar e outros ir ver coisas.
A segunda dificuldade foi OS dias de férias porque alguns tinham des dias e litros só cinco. Era multó complicado e alguns momentos eu achava que todas a minhas ideias eram apenas ilusões.
Contudo, nos conseguimos chegar a un acordo tanto no destino, Fez,como nos días, cinco.
Agora só desejo divertir-me e não ter maíz problemas. Vou dizer-lhes.Continuará.

LOLA.

Anónimo dijo...

Se há algo duro para começar a escrever uma redacção sobre as férias de Semana Santa é não saber que vais fazer, porque ainda não tenho planos. Mas bom, saco o lápis, o caderno, e começo a escrever, ou melhor, acendo o computador e escrevo com o teclado. A minha professora prefere esta redacção escrita com o computador. Como dizia Paulo Coelho. "A possibilidade de realizar um sonho é o que faz que a vida seja interessante". Agora vou sonhar com as férias que gostaria de ter. Eu, em Semana Santa, como tenho férias, gostaria de fazer uma viagem, para desligar uns dias da rotina. Vou ir ao Norte, porque faz já cinco anos que não vou a Cantabria, nem a Asturias, e me encanta essa zona.
Ali posso desfrutar das paisagens maravilhosas que encontras em qualquer zona rural, cidades formosas e cheias de encanto, praias de postal como “as dunas de Oyambre”, declarado Parque Natural de Oyambre, encontra-se o município de Sam Vicente da Barquera, Cantabria. Os ecossistemas presentes neste Parque (rias, praias, marismas, dunas, alcantilados, massa florestal) combinam-se espectacularmente e oferecem ao visitante uma esplêndida beleza paisagística. Adoro esse lugar.
Mas a realidade vai ser outra. Ficarei em minha localidade, porei ao dia assuntos pendentes, irei ver algumas procissões e na segunda-feira de Páscoa vou ir ao campo como de costume para comer com a família.
Também vou fazer umas empanadas típicas destas férias, para comê-las as em Páscoa.
Em fim, que na Semana Santa se apresenta aborrecida, chata e pouco interessante. Talvez, os sonhos podem ser realidade. Enquanto, vou sonhar.
A Teresa

Unknown dijo...

Olá colegas ¡¡¡¡ Na próximas férias do Páscoa, vou viajar a Galicia. Alí tenho amigos da Universidad e vamos celebrar nossa amizade.
Há dois meses alugamos uma casa rural perto do Lugo. É uma casa antiga, tem doze quartos, uma gran chaminé para fazer peixes y bifes grelhados y uma pequena piscina, que acho não vamos utilizar porque o tempo fica mau.
Também vamos fazer caminhadas, pescar, montar a cavalo,...
Na sexta feira vamos viajar a Lugo, para conhocer a cidade. Há uma procissão do interesse turístico á noite, onde os penitentes vestem roupas tradicionães, como em Valverde do Vera. Também vamos comer polvo galego, torta galega,doces, e beber muito albarinho.
No domingo vamos voltar para Miajadas porque meus férias terminam. Ás segundas há que trabalhar¡¡¡¡¡¡¡
Boas férias para tod@s. Nieves

Anónimo dijo...

Desculpe pela demora, mas até ontem eu estive a trabalhar.

Nesta Páscoa vou tentar descansar. Eu levo três meses de trabalho duro e o meu corpo precisa de um pouco de descanso.

Quando eu era a criança estudei numa escola católica mas agora eu não pratico a religião católica por vários motivos. Portanto, eu não vou assistir as procissões da Quinta-feira Santa e da Sexta-Feira Santa.

Vou aproveitar nestes dias para praticar desporto e passar tempo com meus amigos à noite.

Também, nestes dias vão vir os meus amigos que não ficam em Miajadas e vou combinar com eles.

No Domingo de Páscoa vou ir para Trujillo para passar o dia na festa que chama-se Chíviri. À noite eu vou voltar Miajadas e vou ir para o campo com
os meus amigos.

Na segunda-feira da Páscoa, é a ‘festa’ de Miajadas, vou ir para a cantina de um colega de trabalho. Nós vamos comer arroz e vamos beber cerveja com os meus amigos e toda a minha família.

Até dia 30!


João António

Publicar un comentario

Seguidores